Respostas Sociais
Centro de Atendimento e Acompanhamento Psicossocial
O Centro de Atendimento e Acompanhamento Psicossocial é um serviço que procura informar, orientar e apoiar pessoas infetadas e afetadas pelo VIH/SIDA, dando resposta nas três delegações da ABRAÇO, sendo elas Lisboa, Porto e Funchal.
Como conjunto de respostas, prestamos o atendimento e acompanhamento social, realizamos sessões de esclarecimento sobre o VIH/SIDA, realizamos a toma observada de terapêutica, procedemos à monitorização clínica, dispomos de oficina de emprego, lavandaria, balneário, banco de roupa, prestamos apoio jurídico e dinamizamos grupos de partilha.
Esta é uma resposta pluridisciplinar dando apoio a nível social, psicológico e nutricional.
Serviço de Apoio Domiciliário
Destinado a utentes infetados pelo VIH/SIDA que se encontrem em situação de dependência física e ou psíquica, que não possam assegurar a satisfação das suas necessidades básicas ou a realização das atividades instrumentais de vida diária ou que, apresentam dificuldades de adesão ao tratamento, tendo como principal objetivo a melhoria da qualidade de vida. Este serviço presta ainda cuidados de enfermagem.
Esta é uma resposta pluridisciplinar dando apoio a nível social, psicológico e nutricional.
Este apoio é prestado 24horas dia/ 7 dias por semana a residentes na área metropolitana do grande Porto e na grande área de Lisboa.
Unidade Residencial
Com capacidade para 8 pessoas dependentes na realização das suas AVD, bem como em situação de vulnerabilidade socioeconómica e com intenso isolamento e/ou ausência de suportes de retaguarda ao nível familiar e socioinstitucional.
Esta é uma resposta pluridisciplinar dando apoio a nível social, psicológico e nutricional. Presta também cuidados de enfermagem e funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano.
Habitação Assistida e Partilhada
Resposta social em parceria com a Câmara Municipal do Porto que cede dois fogos habitacionais tipologia T3.
A necessidade da resposta surge para fazer face à falta de resposta habitacional condigna na cidade. É ainda prestada assistência para as atividades do dia a dia, às pessoas apoiadas por este projeto, que vivem com VIH, e se encontram isoladas e precocemente envelhecidas, ainda que autónomas.
O feedback e sucesso da abertura da primeira habitação em 2019 foi extremamente positivo e em 2024 abrimos na cidade a segunda habitação partilhada.
Cantina Social
A Cantina Social da ABRAÇO, presente nas delegações de Lisboa e Funchal, foi criada com o objetivo de colmatar as carências alimentares e nutricionais, quer de pessoas que vivem com VIH, quer da população em geral.
Servimos refeições diárias com a possibilidade de levar para casa todas as refeições incluindo as dos fins de semana. Em Lisboa existe ainda a possibilidade de entrega ao domicílio. As ementas são elaboradas por uma nutricionista que acompanha os trabalhos desenvolvidos.
Paralelamente ao serviço de refeições, realizamos serviços de catering para empresas (coffee-break; almoços; buffets) de forma a garantir a sustentabilidade da cantina (disponível na área da Grande Lisboa).
Projeto ABC – Ser Criança
Trata-se de um trabalho que visa a (re)integração familiar e socioeducativa de crianças/jovens, numa perspetiva de prevenção e intervenção precoce, com o intuito de promover condições adequadas para o seu desenvolvimento. Para o cumprimento e eficácia do trabalho realizado com as mesmas, dá-se espaço a que haja a participação ativa das crianças/jovens envolvidas no projeto enquanto construtores do seu próprio processo de mudança. O projeto assenta no trabalho diário de acompanhamento ao estudo, bem como no fornecimento das principais refeições diárias.
Projeto Passo a Passo
Este projeto promovido pela Associação Abraço, é cofinanciado pelo SICAD no âmbito do PORI e dirigido à população residente no território de Vila Nova de Gaia.
É um projeto que trabalha com consumidores de substâncias psicoativa, residentes em Vila Nova de Gaia e que tem como principal objetivo a autonomização.
O trabalho realizado com o utente, por parte da equipa, privilegia um trabalho de (re)aquisição de competências pessoais, sociais e de cidadania, permitindo a aquisição da capacidade de decidir sobre a sua vida e de começar a pensar sobre o futuro, tendo sempre em vista a consciencialização dos seus problemas de modo a assumir uma atitude crítica e pró-ativa que possibilite uma inserção pessoal a vários níveis.
Nido Montessori Lisboa
Nido Montessori Lisboa surge como a primeira creche Montessori em Portugal com acordo de cooperação com a Segurança Social e gerida pela Associação Abraço.
Saiba mais sobre a creche Nido Montessori Lisboa em:
www.nidomontessorilisboa.pt