A consultora FDC Consulting e a produtora Plata o Pomo, em parceria com a RTP 2, a consultoria científica do infeciologista Francisco Antunes e o apoio da ViiV Healthcare, apresentam a partir de dia 1 de dezembro, uma série documental de 5 episódios sobre os 40 anos de Sida em Portugal. O Aparecimento do Vírus, o Estigma e a Discriminação; O Peso das Drogas na Sociedade Portuguesa; VIH-2 e a Cooperação com os PALOP; PrEP – A Revolução na Prevenção e Para Quando a Cura são os temas abordados no documentário.
A presidente da Abraço intervém no Episódio 5 – “Para quando a cura”, que será transmitido dia 29 de dezembro.
ESTREIA
1 de dezembro, às 23h00
Episódio 1 – O aparecimento do vírus
No Dia Mundial da SIDA, com participação do ator Carlos Ferreira/Guida Scarlaty, da ex-ministra da Saúde Maria de Belém Roseira, do infeciologista Fernando Maltez, da jornalista Leonor Figueiredo, da ativista Margarida Martins e do Diretor de advocacia, políticas de saúde e relações externas do GAT, Luís Mendão.
8 de dezembro, às 23h00
Episódio 2 – O peso das drogas
Com a participação do Presidente do SICAD João Goulão, do jornalista Miguel Múrias Mauritti, da virologista Perpétua Gomes, da obstetra Cristina Guerreiro, da Presidente da Liga Portuguesa Contra a Sida Maria Eugéniam Saraiva e do Presidente da Junta de Freguesia de S. António Vasco Morgado.
15 de dezembro, às 23h00
Episódio 3 – VIH-2 e a Cooperação com os PALOP
Com a participação do médico guineense Celestino Costa, da jornalista Dulce Salzedas, do infeciologista Kamal Mansinho, da Presidente do Conselho de Administração do CHULN, Ana Paula Martins.
22 de dezembro, às 23h00
Episódio 4 – PrEP: A Revolução na Prevenção
Com a participação do infeciologista Saraiva da Cunha, do Presidente da Positivo, Amílcar Soares, da Diretora Executiva da SER +, Andreia Pinto Ferreira e da European Marketing Director da ViiV HealthCare, Inê Roxo.
29 de dezembro, às 23h00
Episódio 5 – Para quando a cura?
Com a participação da Presidente da Abraço, Cristina Sousa, do músico do Fado Bicha, João Caçador, do médico e consultor Manuel Gonçalves e do escritor Bruno Vieira Amaral.