Numa iniciativa conjunta, a Associação Abraço junta-se às Associações dos Serviços de Pediatria do Hospital da Ilha Terceira (Amigos da Pediatria da Ilha Terceira), do Hospital de Ponta Delgada (Grupo de Amigos da Pediatria do Hospital de Ponta Delgada), e do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca (Fernandinhos & Companhia) na criação da IV Edição da agenda solidária, com o tema “A Minha Família”.

 

 

Após o sucesso das últimas edições, com mais de 18 mil unidades vendidas, voltamos a lançar a sua agenda para 2020. No formato 12X18 cm, são 188 páginas de imaginação e cor, páginas de notas, calendário anual com vista semanal e um separador mensal ilustrado. As verbas angariadas destinam-se à melhoria da prestação de cuidados de saúde a crianças nos serviços de pediatria e na Associação Abraço.

Ainda que o conceito de família tenha evoluído ao longo do tempo – em grande parte devido às alterações sociais, culturais, políticas, religiosas ou legais –, tradicionalmente o conceito designa o conjunto de pessoas que possuem um grau de parentesco entre elas e vivem na mesma casa, formando assim um lar.

 

Agenda Solidária 2020 Abraço

 

A família dita “tradicional” é normalmente constituída por pai e mãe, unidos pelo matrimónio ou por união de facto e por um ou mais filhos, originando assim uma família nuclear ou elementar. Porém, a realidade atual, pressupõe novas dinâmicas. A escolha do tema não foi deixada ao acaso, uma vez que se pretende dar destaque aos outros conceitos de família existentes e à forma como as crianças o percecionam. Assim, surgem ilustrações dos nossos mais pequeninos que retratam famílias monoparentais, compostas apenas por um dos progenitores: pai ou mãe biológica ou adotiva; famílias homoparentais, constituídas por um casal do mesmo sexo; e famílias alargadas, em que coabitam, para além do(s) progenitor(es) e das crianças, parentes ascendentes, descendentes e/ou colaterais.

 

Créditos do Video: Vladyslav Prokhorenko

 

Os retratos das “novas” famílias, não são assim tão surpreendentes, uma vez que a realidade atual é muito mais vasta e rica. Nos nossos dias, as famílias são dominadas pela sua dimensão afetiva e pelo amor, quer seja ele romântico, conjugal e/ou parental.

Esta agenda solidária, ilustrada pelas crianças utentes das instituições aderentes, pretende transmitir a mensagem de que o que importa realmente numa família é o amor. Acima de tudo, importa que a criança seja amada no seu lar e apoiada por todos os elementos da sua família. O modelo tradicional pouco importa, desde que o afeto e o apoio no processo de socialização e desenvolvimento sejam prestados à criança.

A agenda estará disponível a partir do dia 14 de outubro e poderá ser adquirida:

  • Nas Instalações da Associação Abraço (Lisboa, Porto e Funchal), ou online via facebook e site;
  • Nos hipermercados Continente e lojas Note da Região Autónoma dos Açores e facebook da APIT – Amigos da Pediatria da Ilha Terceira.
  • Através da plataforma Compra Solidária

Com apenas 5 euros, estará a contribuir para a prestação de melhores cuidados de saúde.

 

Seja solidário e tenha a sua família junto a si!