O que é o VIH?
Uma infeção que utiliza o sistema imunitário para se replicar, atacando-o de forma gradual e destruindo as células responsáveis pela defesa do organismo, as células CD4. Quando não tratada, avança para a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (SIDA).
Como se transmite?
- Sexo sem uso de preservativo (anal e vaginal);
- Sexo oral com ejaculação na boca;
- Partilha de material corto-perfurante;
- Transmissão vertical (mãe-filho): gravidez, parto e amamentação.
Sintomas
A infeção por VIH nem sempre manifesta sinais e sintomas, podendo estar anos assintomática.
Alguns dos sintomas comuns que se podem manifestar nas primeiras quatro semanas: febre superior a 38°, manchas avermelhadas com relevo na zona superior do tronco e pescoço, gânglios inchados na zona lateral do pescoço e axilas, dor muscular e/ou nas articulações, dor de garganta e/ou amígdalas inchadas e cansaço.
Prevenção
- Utilizar preservativo em todas as práticas sexuais (sexo oral, vaginal e anal);
- Evitar ejaculação na boca no sexo oral;
- Evitar partilha de material corto-perfurante;
- Recorrer a avaliação médica urgente para ponderar Profilaxia Pós – Exposição (PPE) quando existe ausência ou falha do uso do preservativo, partilha de material cortante ou acidente com material corto-perfurante o mais rapidamente possível até às
72 horas; - Recorrer a avaliação médica para ponderar Profilaxia Pré – Exposição (PrEP) quando se está em elevado risco de contrair
a infeção.
Tratamento
O VIH é tratado de forma crónica, não existindo cura para a infeção. O tratamento é delineado pelo médico e consiste na combinação de antirretrovirais que nunca devem ser suspensos. Atualmente, as pessoas seropositivas que se encontram em tratamento e apresentam a carga vírica indetetável (baixo número de cópias do vírus no sangue) não transmitem a infeção durante as práticas sexuais, a gravidez, o parto e a amamentação.