A agenda é uma iniciativa conjunta da Associação Abraço – Projeto ABC Ser Criança e das associações de amigos da pediatria dos três hospitais da Região Autónoma dos Açores que surge como forma de angariação de fundos para implementação de projetos e atividades que as diferentes instituições desenvolvem no âmbito da infância.

A seleção do tema resultou de uma consulta popular, realizada através das redes sociais. Depois de identificado o tema mais votado, pedimos aos nossos pequenos artistas (utentes das instituições) que desenhassem o seu melhor amigo, ou seja, o seu animal favorito (real ou imaginário). Assim nasceu a nossa agenda de 2018: O meu melhor amigo!

Gostaríamos de destacar o novo estatuto jurídico dos animais, que os reconhece como seres vivos dotados de sensibilidade, objeto de proteção jurídica e os autonomiza face a pessoas e coisas. Trata-se a nosso ver de uma iniciativa que vem permitir a formação de uma sociedade mais justa para todos.  O ser-humano deve ser educado, desde a infância para observar, compreender, respeitar e amar a existência de outras espécies animais e respeitar a diversidade do nosso planeta.

As agendas poderão ser adquiridas nas instalações da nossa associação (Lisboa, Porto e Funchal) e online (via facebook).