fbpx

HPV

O que é?

É uma infeção causada pelo Vírus do Papiloma Humano (HPV). O HPV é um grupo de vírus que infetam a pele. Certos tipos de HPV causam verrugas nas mãos ou pés, enquanto outros tipos podem causar verrugas nos genitais. Alguns tipos de HPV podem desencadear anomalias nas células no colo do útero, originando cancro do colo do útero.

Como se manifesta?

Após a transmissão, o vírus pode permanecer nas camadas mais superficiais da pele ou das mucosas durante meses ou anos, não provocando qualquer tipo de lesão. No entanto, podem surgir condilomas ou verrugas na área que esteve em contacto direto com a pele infetada da outra pessoa.

Como se transmite?

  • Contacto direto com a pele infetada, mesmo que não ocorra penetração ou contacto com fluídos corporais;
  • Relações sexuais desprotegidas (sexo oral, anal e vaginal);

Como se diagnostica?

O diagnóstico é realizado através da observação das lesões. Pode também ser realizada uma citologia para verificar a presença de lesões nas células afetadas ou pesquisar a presença de HPV.

Como se trata?

O tratamento é realizado através da aplicação de um produto específico nas lesões. Os métodos podem variar entre crioterapia, eletrocoagulação, laser e, em último caso, excisão cirúrgica. Por vezes, os condilomas ou as verrugas podem reaparecer após o tratamento, sendo necessário repetir o mesmo.

Como se previne?

a. A vacina contra o HPV (abrange 90% dos tipos de HPV associados a cancro do colo do útero) consta do Plano Nacional de Vacinação (PNV) e é gratuita, sendo administrada a raparigas com 10 anos de idade em duas doses. A vacina poderá também ser tomada por indivíduos do sexo masculino, devendo para tal consultar-se o médico assistente.
b. Através da utilização do preservativo em todas as práticas sexuais.