fbpx

Herpes Genital

O que é?

É uma infeção causada pelo Vírus do Herpes Simples.

Como se manifesta?

Na maioria das vezes, o herpes não causa sintomas. Quando estes se manifestam, podem incluir vesículas na região genital ou anal. O primeiro surto de vesículas é, geralmente, o mais grave/doloroso. Uma pessoa com herpes pode ter surtos de vesículas semanas ou meses após o inicial. Estes surtos adicionais são menos graves, curam-se mais rapidamente e ocorrem com menos frequência ao longo do tempo.

Como se transmite?

O herpes é transmitido através de contacto direto pele a pele. Isso acontece quando uma área contagiosa entra em contacto com uma ferida ou membrana mucosa, geralmente, na boca ou órgãos genitais.

Como se diagnostica?

Existem vários testes disponíveis para o herpes. Caso existam sintomas, podem realizar-se testes de cultura viral e ADN. Para as pessoas sem manifestação de sintomas ou que já foram tratadas, estão disponíveis testes sanguíneos.

Como se trata?

Não existe cura para o herpes, mas existem medicamentos antivirais que podem encurtar e prevenir surtos. A toma diária destes fármacos reduz ainda o risco do vírus ser transmitido para um parceiro.

Como se previne?

Não fazer sexo durante um surto de herpes, pois é quando o vírus se transmite mais facilmente. O herpes pode estar presente em áreas do corpo que não são protegidas pelo preservativo (escroto, nádegas, coxas e lábios vaginais), de modo que os preservativos nem sempre protegem do herpes. A utilização do preservativo diminui a probabilidade de ficar infetado.