fbpx

Tuberculose

O que é?

A Tuberculose refere-se a doenças causadas por Mycobacterium tuberculosis.

Como se manifesta?

Tosse > 3 semanas, hemoptise, dor torácica, dispneia), uma doença inexplicada, febre de origem desconhecida ou um teste tuberculínico positivo.

Como se transmite?

A tuberculose ocorre quase exclusivamente por inalação de partículas em suspensão que contêm o M. tuberculosis. Dispersam-se principalmente com a tosse e secreções, as quais contêm um número significativo de microrganismos. Pessoas com lesões cavitárias pulmonares são especialmente infectantes. Núcleos de gotículas contendo bacilos de tuberculose podem flutuar em correntes de ar durante várias horas, aumentando assim a probabilidade de disseminação.

Como se diagnostica?

O diagnóstico pode ser realizado com base na radiografia de tórax, teste cutâneo tuberculínico, BAAR e cultura e teste de ADN.

Como se trata?

A maioria dos pacientes com tuberculose não complicada e todos aqueles com doenças complicadas, reações adversas a fármacos e resistência a fármacos devem ser encaminhados para um especialista em tuberculose. A maioria pode ser tratada em casa com instruções sobre como evitar a propagação da doença: repouso em casa, evitar visitas e cobrir a boca  com um tecido ou com a mão quando se tosse.

Como se previne?

Medidas preventivas gerais (por exemplo, ficar em casa, evitar visitas, cobrir a boca com um lenço ou com as mãos quando se tosse).

A vacina do bacilo Calmette-Guérin (BCG) é administrada a mais de 80% das crianças do mundo, em especial em países de alto risco. A eficácia média global é, provavelmente, de apenas 50%. Porém, embora não se acredite que o BCG previna infeção por tuberculose, o mesmo reduz a taxa de tuberculose extratorácica em crianças.