Visão valores e missão

A ABRAÇO é uma associação privada sem fins lucrativos que presta apoio a pessoas infectadas e afectadas pelo VIH e desenvolve também ações de prevenção para a redução do vírus, dirigidas a todos quanto se encontram em risco de novas infeções. Foi fundada a 5 de Junho de 1992 como instituição particular de solidariedade social (IPSS) com fins de saúde, segundo a legislação portuguesa, gozando do estatuto de Organização Não Governamental (ONG) para o desenvolvimento.
A ABRAÇO partiu de um trabalho desenvolvido por um grupo de voluntários que apoiava as pessoas com VIH e SIDA, no Hospital Egas Moniz, em Lisboa. Este grupo formou-se, em Dezembro de 1991, com o propósito de promover e melhorar as condições hospitalares e apoiar, tanto a nível psicológico como a nível social e material, pessoas infetadas pelo VIH e suas famílias.
Atualmente, a ABRAÇO desenvolve as suas áreas de intervenção em 4 Delegações (Lisboa, Setúbal, Funchal e Porto) lutando diariamente em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.

Visão
A Associação Abraço pretende afirmar-se como uma Organização Não Governamental de referência da sociedade civil especializada em criar, implementar e inspirar respostas, bem como e promover políticas sociais de excelência, promotoras de cooperação e desenvolvimento, tanto a nível nacional como internacional, e ainda da realização/protecção dos indivíduos e das suas comunidades.

Missão
A missão da Associação Abraço, na qualidade de Organização sem Fins Lucrativos, consiste em facultar apoio a pessoas infectadas e afectadas pelo VIH/SIDA, ou seja, seropositivos e respectivas famílias e ainda prevenir a infecção pelo VIH/SIDA, através da informação e sensibilização, do auxílio médico, psicológico, sociológico, jurídico, e da promoção de iniciativas de apoio no trabalho ou em situações sociais precárias. Adicionalmente, tem o objectivo de promover a autonomia e a individualidade da pessoa, bem como, actuar de forma integrada sobre os factores de exclusão social, privilegiando o desenvolvimento de respostas ajustadas às necessidades identificadas, de maneira a contribuir para uma sociedade mais justa e solidária.

Valores e princípios orientadores
Os princípios e valores em que a Associação Abraço assenta provêm de ideais humanistas e de carácter humanitário, bem como da vontade de os materializar em acções concretas no terreno, no sentido de contribuir, no seu todo, para a realização da pessoa, da família e da comunidade, com total respeito pela sua dignidade e individualidade, em todas as circunstâncias.

Dentre os princípios e valores pelo quais a Abraço rege as suas acções a diversos níveis, destacamos:

  • A Ética em todas as circunstâncias
  • O Reconhecimento e a Valorização da Individualidade
  • A Igualdade de Oportunidades e a Não Discriminação, independente de idade, origem étnica, sexo/género, orientação sexual, religião, estrato social, estado civil, situação familiar, deficiência, doença crónica, convicções políticas ou ideológicas.
  • A Responsabilidade Social
  • A integridade e a Transparência

Comentários estão fechados.